terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escola Castelo Branco festeja quatro décadas a serviço da educação

3 comentários:

  1. O lançamento do livro Festival de Poesias, de autoria dos alunos; a reabertura da Rádio Escola Castelo; exposição fotográfica e exibição de vídeos que contam a história da escola; prestação de serviços de saúde e estética; ações de lazer; apresentações artísticas estão entre as principais atividades da programação de aniversário de 41 anos da Escola Estadual Castelo Branco, que acontece nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro/10, a partir das 14 horas, nas áreas interna e externa da instituição, em parceria com o Sesi, Sesc, Senac e outras empresas.
    A publicação das criações poéticas dos próprios alunos é um sonho que se realiza após o I Festival de Poesias em 2008, a inclusão da obra no PDE (Plano de Desenvolvimento Estratégico da Escola) do Governo Federal em 2009 a edição do livro agora em 2010. Os alunos da Escola Castelo Branco que participaram ativamente como autores, poetas e produtores de um contexto poético, dentro e fora da sala de aula, são protagonistas da cultura popular e em outros espaços de criação literária.
    Foram quase mil produções poéticas, duzentas e quatro selecionadas, sessenta classificadas para a apresentação na fase final e doze vencedoras, sendo seis do Ensino Fundamental e seis do Ensino Médio, premiadas com uma placa, um prêmio surpresa e publicadas no blog da escola WWW.castelobrancomacapa.blogspot.com
    Outro projeto incluido no Ensino Médio Inovador 2010 é a Rádio Escola Castelo, uma das mais antigas mídias, mas que ainda é novidade no espaço estudantil. Este ano foram realizadas oficinas radiofônicas articuladas com o processo de aprendizagem e com outras mídias como a TV Escola, com um acervo de dez mil vídeos; Laboratório de Informática em fase de ampliação; biblioteca e sala de leitura; oficinas de dança, música, teatro, ética, sexualidade, meio ambientes, prevenção as drogas, orientações profissionais, entre outras.
    Hoje a escola registra 1.634 alunos regularmente matriculados nos três turnos, com 796 no Ensino Fundamental e 838 no Ensino Médio. A escola trabalha com um corpo docente composto de 52 professores atuando em sala de aula, todos com nível superior completo em suas respectivas disciplinas, além de agentes administrativos, coordenação pedagógica, pessoal de apoio, auxiliares de disciplinas e professores atuando em outros setores da escola, totalizando 120 servidores entre federais e estaduais.
    Histórico: A Escola Estadual Castelo Branco foi criada pelo Decreto 065/69, de 02 de Dezembro de 1969 e funcionou provisoriamente nas instalações do Grupo Alexandre Vaz Tavares, localizado à avenida Pedro Baião, ocupando 11 salas com turmas de 1ª à 4ª série ginasial e apenas no terceiro turno. O prédio atual, construído na avenida Clodóvio Coelho, também no bairro do Trem, foi inaugurada em 10 de Abril de 1972, pelo então Governador do extinto Território Federal do Amapá, General Ivanhoé Gonçalves Martins.
    O primeiro diretor foi o professor Luiz Alberto da Costa Guedes e Raimunda Castillo Dias,a primeira secretária. Em ordem cronológica as demais diretorias foram: Walcir Lira Rodrigues, de fevereiro de 1971 a março de 1980; Santa Cruz Barbosa Chagas; Ubiracy de Azevedo Picanço, Osmar Miranda Pelaes; José Borges Tavares Filho; Valda Vilhena Pereira; Carlos Augusto Rodrigues Pimentel; Maria Francinete da Silva Freitas; Cristiane Alves Barbosa; Maria de Nazaré Pereira Góes e o atual gestor Antonio José Longo Freitas, que assumiu a direção no último dia 16 de novembro de 2010.
    (Oscar Filho – professor e jornalista)
    Contatos: 8113-1734/ 99728948

    ResponderExcluir
  2. A Escola Castelo Branco? é uma referência em esforço pela melhoria da educação, com seus ambientes de aprendizagens à disposição do corpo docente, discente e comunidade escolar.(Prof. Antonia - TV Escola)

    ResponderExcluir
  3. Gosto dessa escola,pq tenho pessoas bm importantes na minha vida q trabalham lá.
    parabéns! Um abraço.

    ResponderExcluir